7 de set. de 2010

A verdadeira história da Independência do Brasil

Hoje é dia 7 de Setembro, um feriado nacional em homenagem, segundo os historiadores, ao imperador PEDRO DE ALCÂNTARA FRANCISCO ANTÔNIO JOÃO CARLOS XAVIER DE PAULA MIGUEL RAFAEL JOAQUIM JOSÉ GONZAGA PASCOAL CIPRIANO SERAFIM DE BRAGANÇA E BOURBON , popular Dom Pedro I, após ter anunciado a independência do Brasil de Portugal, com o heroico grito de "Independência ou Morte" às margens do rio Ipiranga em 1822. Data linda, festiva, que fez até o Google se vestir a rigor.
Legal, mas vamos abrir os olhos: não foi exatamente assim. O dia 7 de Setembro é apenas uma data simbólica, já que a independência propriamente dita demorou muito tempo para acontecer e se encheu de formulários e muito dinheiro para a indenização de Portugal.

Uma visão realista
Não pense que o "grito de independência" foi de acordo com que os livros escolares ensinaram, com a espada em punho e firmeza na face. Pode tirar o cavalo da chuva. E, falando em cavalo, não pense também que o imperador Dom Pedro I foi montado em um lindo e formoso cavalo branco e com seus soldados bem fardados logo atrás. Não!
O culpado, em pequena escala, dessa confusão toda é o pintor Pedro Américo, que resolveu pintar um quadro com essa cena surrelista.


Na real, o que aconteceu foi que o Dom Pedro I, junto com sua comitiva, voltava da cidade de Santos em cima de uma mula (isso: nada de cavalo alazão) e o imperador teve uma horrível dor de barriga, causada por algum alimento que não lhe fez muito bem. Para se aliviar, vossa alteza resolveu ir ao banheiro, no seu "trono" secundário, desçendo o número 2. Enquanto se aliviava, um mensageiro chegou com uma carta da corte portuguesa, com uma intimação para Dom Pedro sair do Brasil. Foi aí que o "grito da independência" aconteceu: no instante em que o imperador subia as calças, disse que "Agora, é ir contra Portugal ou morrer", mas, para não ficar tão banalizado assim, a frase foi "traduzida" para "Independência ou morte". 
E nada de espada em punho! A coisa mais formal de independência que Dom Pedro fez foi pedir que cerca dos 10 homens da sua comitiva retirassem suas fitas.

Mais lendas...
> O riacho Ipiranga (e não rio) estava a mais de 1 quilômetro do banheiro em que Dom Pedro I fez a proclamação
>A "Casa do grito", construção que supostamente estava no local da proclamação de independência, na verdade nem existia na época (na verdade ela só foi erguida a partir de 1884, 62 anos após a independência do Brasil)
>Dom Pedro se encontrava com roupas simples, e não com trajes de classe como dizem todos

22 comentários:

  1. idiota procurava algo mais avançado

    ResponderExcluir
  2. numa mula,ai deu dor de barriga...
    kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. a da dor de barriga é boa em ... hahaha ri d+ ao ler

    ResponderExcluir
  4. Estupidamente ignorante! Sua sorte é que a internet é uma rede que não discrimina pessoas tão pobres culturalmente como você! Vá ler e se informar...

    ResponderExcluir
  5. VOCÊS QUE ESTÃO RIDICULARIZANDO OS COMENTARIOS A CIMA ,
    TEM CERTEZA QUE ACREDITAM NESTA HISTÓRIA DE INDEPENDÊNCIA OU MORTE .
    FAZER O QUE , ESTE É O POVO BRASILEIRO , QUE ATÉ A SUA HISTÓRIA É DESCRITA DE FÁBULAS , SÉCULOS DE ENGANO .
    RSRSRSRSRSRSRS ......

    ResponderExcluir
  6. recomendo o livro 1822

    ResponderExcluir
  7. Isso é mentira. Ele estava transando com Domitila de Castro que era sua p...ta. Depois disso ele foi se lavar ( pq a "igreja" nesse tempo falava que depois do ato as pessoas deveriam tomar um banho). Dai um mensageiro chegou com uma carta da corte portuguesa, com uma intimação para Dom Pedro sair do Brasil. Ele saiu nas pressas ( quase nú) em cima de uma MULA pois era o único animal que Domitila tinha. E a independência foi comprada por 3 milhões de libras emprestada pela Inglaterra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma grande parte disso é verdade! Principalmente o pagamento para independencia! Ou os portugueses dariam de graça um continente inteiro sem brigar?

      Excluir
  8. Ah, crianças... Perdão por este artigo, mas calma lá: não sou tão desinformado quanto me chamaram. Li o livro 1822 cerca de 5 meses antes de escrever isso, porém resoli usar outra fonte como base não só histórica quanto humorística.
    Já tinha visto também um seminário sobre o assunto e foi muito bem colocada a questão da prostituta Domitila, que eu deixei escapar.
    Aposto que nenhum de vocês sabia que Dom Pedro era maçom e a independência não dependia dele, mas poderia ser dada porqualquer um dos membros da irmandade na época.
    Com essa, fiquem na paz ;)

    ResponderExcluir
  9. Meu caro jonDTM.... isso que escrevi vc só ver em faculdade eles tem tudo.

    ResponderExcluir
  10. Como é que tu afirmas uma coisa dessa, pois tu estavás lá atrás da moita?? Como pode um pintor relatar em seu quadro uma história que não acontecer??? Como pode ter certeza; de onde tirou essa informações???? Algum parente teu trabalha na casa do Imperador???? Acusar é fácil, mas provar é mais dificil! Prove!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Anônimo, primeiramente peço calma.

      Vários documentos e estudos comprovam alguns fatos que narrei

      anteriormente (a outra parte foi só brincadeira mesmo), o que não muda a

      essência da coisa: a independência do Brézil não foi do jeito que os

      livros e o quadro retratam, mas foi algo bem mais complexo. Se estiver

      com paciência, leia estes três links abaixo:
      http://www.arlscavaleirostemplarios.com.br/artigos-publicos/267-a-

      maconaria-e-a-independencia-do-brasil.html
      http://lojauniverso2110.com.br/artigos/20-maconaria-e-independencia
      http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=412#.Uk42GPtq35Q

      No mais, agradeço a opinião, o acesso e o tempo livre.

      Agora pode retornar aos seus afazeres.

      Excluir
  11. Sinto-me sem fala e sem reação diante do que estou tomando conhecimento. Vou tentar explicar. Desde jovem constatei por livros e quadros de Pedro Américo a cena fantástica de Dom Pedro I dando o grito de Independência ou Morte...! Fico agora sabendo que "não foi bem assim"! Estou ocupando a Cadeira de Grau Nº 15 da Academia Brasileira de Belas...! Esta Cadeira pertenceu ao Grande Pintor Pedro Américo, portanto estou dando continuidade à História dos Pintores Brasileiros, que para mim é um honra muito grande. Sempre olhei o Quadro por ele pintado com muita admiração e muito respeito...! Creio que foi uma inspiração a Cena da Independência, para mim agora será sempre a cena da Independência ou Morte pintada por Pedro Américo da forma que ele pintou...Uma Cena linda!!! Pintor Cecconi,Clauber Campos

    ResponderExcluir
  12. O quadro é lindo, perfeito porem apenas uma imaginação do autor! Estou aprofundando nos estudos sobre o Pedro I infelizmente vejo que me contarm mentirinhas na escola. A escola na verdade nada me ensinou, minto ensinou-me a odia-la tudo que apreendi foi nos livros e agora vejo que ate mesmo os livros mentem.

    ResponderExcluir
  13. Meu querido Pablo, quantos anos vc tem? Acredito que vc ainda não aprendeu que a verdade é relativa, ou seja, ela não existe. Não busque a verdade absoluta, busque uma compreensão da aproximação da verdade dos fatos. Um abraço, boa pesquisa.

    ResponderExcluir
  14. A história da independência do Brasil é linda ,bem como a do PT na qual conta que lula,Dilma e temer não são ladrões . Kkkk. Infelizmente o povo brasileiro acredita em tudo. De. Pedro nunca foi herói e sim um bêbado q não saia de casas de prostituição e por aí vai. Ele só deu um basta entre Portugal e Brasil . Além de que teve q pagar uma multa pra lá de alta para Portugal e se não me engano até a Inglaterra mordeu parte desta multa ( digo mais uma vez se não me engano ). Resumo da ópera q as histórias contadas na escola não foi bem assim. Não posso provar isso bem como tbm ninguém prova q o pintor Pedro Américo viu a cena para aí sim começar a tal obra de arte . Isso ele pode ter sido inspirado à pintar como lhe foi dito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos nos esquecer a a maçonaria tem altos pitacos na Independente do Brasil

      Excluir
  15. Mais como aqui tudo acaba em pizza, carnaval,futebol e festa vamos lá
    Viva 7 de setembro
    Feriado,praia ,cerveja e churras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto a população sofre com alta de desemprego,fone e etc...,tudo aumentando e ninguém faz porr... alguma !
      E os políticos e manipulados enchem os bolsos,malas e cuecas de dinheiro
      Isso é Brasil minha gente ,infelismente

      Excluir

Links Ociosos

Colmeia Exchange

Compartilhe

Twitter Facebook Google+ LinkedIn RSS Feed Email Favoritos Mais...

Receba notícias por e-mail

Digite seu e-mail: