18 de fev de 2010

Caparo T1: Fórmula 1 para andar nas ruas

 
O Caparo T1 é um carro que impressiona pelo jeito de ser. Ele é simplesmente um carro de Fórmula 1 com mais carenagem e itens obrigatórios para as ruas, como os faróis. Andando com ele pelas ruas e acelerando a toda, você sentiria 3g de força lateral esmagando sua cabeça contra o capacete e seus rins contra seu próprio corpo. Isso porque, se você acelerar até o talo, o carro chegaria aos 330Km/h, uma emoção que poderia ser sentida por qualquer pessoa que você quisesse levar.


No 0-100Km/h o T1 precisaria de apenas 2,5 segundos para atingir a marca. Se o piloto motorista não se conformar com isso, pode seguir reto e gastar menos de 5s para chegar aos 160 Km/h. Essa aceleração e essa velocidade toda disfarçam a sua ínfima potência. São "apenas" 575 cavalos de potência, uma mixaria perto de um Bugatti Veyron, que tem 1001cv e chega aos 407 Km/h.


O segredo de tanta velocidade, mesmo com pouca potência, está no fato de que o carro todo pesa só 550Kg, ou seja, dividindo 550Kg por 575cv dá... 0,95 Kg/cv; isto quer dizer que cada "cavalo" "puxa" 95 gramas. Olhando por esse lado podemos considerar que o Caparo T1 é mais potente que um carro de Fórmula 1, que pesa 605 Kg e tem aproximadamente 750cv de potência, totalizando 0,80 Kg/cv. O motor V8 é produzido pela própria Caar


Como é bastante parecido com um carro de F-1, não espere nele luxo e conforto. Esqueça o espaço do porta-malas e, se quiser o mínimo de conforto, mande instalar um sistema de ar-condicionado, adicionando 20 Kg a mis no carro. Ele é feito em cima de um chassis de alumínio e fibra de carbono e não existe nada nele que seja dispensável; isso é mais do que claro, pois você vê os componentes, vê a suspensão, vê o coração do carro funcionando a todo vapor...


Poderíamos resumir o Caparo T1 como um cruzamento entre um carro de F-1 com um chassi de um carro de Le Mans e que ele é um carro de corrida preparado para as ruas (ao invés de um carro de rua preparado para as pistas como a Mclaren F1 e o Bugatti Veyron).
 
+
     
Se alguém quisesse uma máquina dessas, teria que pagar 180.000 libras esterlinas (pouco mais de R$580.000), fora o frete e os impostos.


Há ainda a Versão Race Extreme, que mantém o peso de 550 Kg e tem 650cv de potência, levando o carrão a mais de 335K/h.


Essa versão pode servir como uma atualização de quem já possui a versão anterior, contanto que pague mais 21.760£ (R$70.000).
 

0 comentários:

Postar um comentário

Links Ociosos

Colmeia Exchange

Compartilhe

Twitter Facebook Google+ LinkedIn RSS Feed Email Favoritos Mais...

Receba notícias por e-mail

Digite seu e-mail: